A ABPMC tem editado ou colaborado com a publicação de livros relacionados à Análise do Comportamento. Todos os livros são de distribuição gratuita. Veja e leia a seguir.


Ensinar e Aprender – Desafios para educação do século XXI

Ensinar e aprender: desafios para educação do século XXI” é mais uma publicação da ABPMC, organizada por Aline Beckmann Menezes e composta por diversos trabalhos desenvolvidos por grandes nomes da análise do comportamento que atuam com educação. Aliar a produção de conhecimento atual com uma linguagem acessível e aplicada para ser uma leitura agradável e útil para toda comunidade escolar foi o nosso grande objetivo. Disponível para download gratuito.

Leia e faça o download aqui!


Contribuições das ciências do comportamento em tempos de pandemia

Um dos produtos da iniciativa ABPMC Comunidade, a obra organizada por Simone Martin Oliani, Catarine Santos Souza, Gabriela Gonçalves dos Santos Amor, Liane Dahás e Denis Roberto Zamignani é uma coletânea de capítulos de diversas autoras e autores que descrevem algumas intervenções e discussões analítico comportamentais no contexto da Pandemia.

Leia e faça o download aqui!


Introduction to Software Development for Behavior Analysts: Volume 2

Edited by Carlos Rafael F. Picanço, Luiz Alexandre B. de Freitas and Hernando Borges Neves Filho, this textbook provides accessible tools for students, professionals, teachers and researchers interested in developing behavioral technology with the helping hand of computers. Its a guide for behavior analyst without previous knowledge in coding that want to use computer programming in research and professional activities. The book is available for free download. Portugue edition also available (below).

Leia e faça o download aqui!


Introdução ao Desenvolvimento de Softwares para Analistas do Comportamento: Volume 2

Organizado por Carlos Rafael F. Picanço, Luiz Alexandre B. de Freitas e Hernando Borges Neves Filho, o livro “Introdução ao desenvolvimento de softwares para analistas do comportamento – Volume 2” fornece, de forma acessível, ferramentas aos estudantes, profissionais, professores e pesquisadores interessados em desenvolver tecnologia comportamental com a ajuda de soluções computacionais. É um guia para analistas do comportamento sem conhecimento prévio em computação que desejem aprender a utilizar a programação em suas pesquisas e trabalho. O livro está disponível para download gratuito. Versão em inglês também disponível.

Leia e faça o download aqui!


Introdução ao Desenvolvimento de Softwares para Analistas do Comportamento: Volume 1

Apresentamos nossa primeira publicação sob o selo da Editora ABPMC: Organizado pelos professores Hernando Borges Neves Filho, Luiz Alexandre Barbosa de Freitas e Nicolau Chaud de Castro Quinta, o livro “Introdução ao desenvolvimento de softwares para analistas do comportamento” pretende servir como um guia para analistas do comportamento sem conhecimento prévio em computação que desejem aprender a utilizar a programação em suas pesquisas e trabalho. O livro é composto de nove capítulos que apresentam desde fundamentos teóricos até ferramentas variadas, como Unity, R e Visual Basic.NET, dentre outros. O livro está disponível para download gratuito.

Leia e faça o download aqui!


Guia de Economia Comportamental e Experimental

Este guia é uma publicação que contou com patrocínio da ABPMC e foi organizado por Flávia Ávila e Ana Maria Bianchi. Com o objetivo de introduzir o leitor brasileiro aos tópicos relativos à Economia Comportamental e Experimental, o material reúne depoimentos e artigos dos pesquisadores que são referência mundial no assunto. O livro está disponível para download gratuito.

Leia e faça o download aqui!


Ele é Autista: Como Posso Ajudar na Intervenção?

A cartilha é um guia para profissionais e pais com crianças sob intervenção analítico-comportamental ao autismo de autoria de Marilu Borba e Romariz Barros, e tem como objetivo apresentar a Análise do Comportamento Aplicada de forma acessível e didática, tendo como público alvo pais, professores e profissionais da saúde que atendam crianças com Transtorno do Espectro Autista. A cartilha é uma iniciaiva da Comissão de Desenvolvimento Atípico da ABPMC e está disponível para download gratuito.

Leia e faça o download aqui!


Como Fazer Eventos de Análise do Comportamento?

Elaborado pela Comissão de JACs e Eventos Regionais, a cartilha apresenta os passos detalhados de como realizar eventos (jornadas, encontros e outros tipos) de Análise do Comportamento. Há orientações claras sobre como obter financiamento, construir a programação, firmar parcerias, realizar a divulgação, entre outros. Aproveite para conferir se seguiu todos os passos no checklist que está no final! A cartilha está disponível para download gratuito.

Leia e faça o download aqui!