ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO

A ABPMC foi fundada em 1991 com o objetivo de congregar psicólogos e profissionais de outras áreas interessados na disseminação e no desenvolvimento científico e tecnológico da Análise do comportamento, da terapia comportamental e da medicina comportamental. Apesar de inicialmente denominada Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, desde o início abrigou profissionais de diversas áreas, envolvidos com ensino, pesquisa e prestação de serviço em Análise do comportamento em vários contextos. Em função dessa diversidade, a partir de 2011 a Associação retirou o termo “psicoterapia” de sua denominação e passou chamar-se Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC), mantendo inalterada sua sigla original. Em 2020, novamente em função das mudanças e evoluções no campo analítico comportamental, a ABPMC recebe um novo nome: Associação Brasileira de Ciências do Comportamento, abrangendo outras ciências além da psicologia.

A ABPMC reúne pesquisadores, professores e profissionais que trabalham com Análise do comportamento em suas diferentes dimensões – pesquisa básica, aplicada, conceitual e prestação de serviço – além de estudantes de psicologia, medicina comportamental, economia, administração, educação física e de outras disciplinas relacionadas com comportamento humano.

Desde a sua fundação, a ABPMC realiza um encontro anual, Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, no qual sócios e demais interessados apresentam trabalhos e divulgam os avanços mais significativos das respectivas áreas. O encontro anual da ABPMC é considerado o maior fórum brasileiro de Análise do comportamento e um dos maiores do mundo. Reúne, a cada ano, cerca de 1.500 participantes em diferentes fases de desenvolvimento acadêmico – da iniciação científica à livre docência. Em 2012, na cidade de Curitiba, o Encontro reuniu cerca de 3200 participantes; um número histórico.

Além de promover a difusão da Análise do comportamento por meio de seus encontros anuais, palestras, cursos, comissões e parcerias com outras instituições, desde suas origens a ABPMC mantém um conjunto de publicações periódicas. Entre elas, destacam-se o Boletim Contexto, a coleção Comportamento em Foco (antiga Sobre Comportamento e Cognição) e a Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva (RBTCC), todas disponíveis online e bem avaliadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Ao longo da história, a diretoria da ABPMC tem firmado importantes parcerias com outras instituições científicas, entre as quais a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP), a Associação Brasileira de Análise do Comportamento (ACBr) e a Associação Brasileira para a Ciência Comportamental Contextual (ACBS Brasil).

A ABPMC também se destaca pela prestação de serviços à comunidade, que ocorre por meio da realização de palestras e workshops sobre temas analítico-comportamentais de interesse público. Em 2011 criou o Prêmio ABPMC sustentabilidade, voltado a projetos de pesquisa e intervenção com foco no desenvolvimento sustentável. Esse tema também norteou as principais atividades da gestão da ABPMC 2015-2016, sobretudo seus encontros anuais (XXIV Encontro, de 2015, e XXV Encontro, de 2016).

Em setembro de 2014 a ABPMC aprovou, em assembleia geral de sócios, o regulamento do processo de acreditação de analistas do comportamento no Brasil. Esse processo foi desenvolvido por uma comissão específica e com autonomia e eleita para esse fim. O projeto surgiu de demandas da comunidade, que sugeria a necessidade de monitorar a qualidade da prática do analista do comportamento brasileiro. Isso porque devido ao reconhecimento, e maior divulgação, da eficácia das intervenções da Análise do comportamento Aplicada (ABA) houve crescimento da oferta de serviços por profissionais que se intitulam “analistas do comportamento” ou que oferecem “intervenção ABA” sem a devida qualificação para o exercício dessa atividade. Os princípios e práticas da Análise do comportamento são referências para intervenções profissionais eticamente orientadas, comprometidas com a verificação sistemática de sua eficácia e com demonstrações dos procedimentos utilizados e dos resultados alcançados. Essa tradição permite oferecer à sociedade serviços de qualidade e contribuir constantemente para o aprimoramento desses serviços.

A implantação do processo de acreditação pela ABPMC foi mais um marco na trajetória de uma instituição cuja história de quase 25 anos de contribuições para o avanço e disseminação da Análise do comportamento no Brasil não caberia neste espaço. Em virtude de sua repercussão, na Gestão 2017-2018 foi pautada discussão acerca de Acreditação específica para Analistas do Comportamento com formação e capacitação voltadas para intervenções com pessoas com Desenvolvimento Atípico.

Paralelamente a essas ações, a ABPMC tem trabalhado para maior disseminação e intervenções baseadas em evidências e em consonância com a Psicologia Comportamental, voltado para problemas socialmente relevantes.