Há 23 anos a ABPMC vem exercendo papel fundamental na disseminação da Análise do comportamento no país. Embora tenha nascido como uma associação de terapeutas, muito rapidamente transformou-se em uma instituição que representa a diversidade e a complexidade que compõem a abordagem, tanto no que se refere à produção de conhecimento quanto às diversas áreas de atuação dos analistas do comportamento.

No período de existência da ABPMC, testemunhamos grande expansão da produção de conhecimento na Análise do comportamento, bem como das aplicações desse conhecimento em diversos âmbitos sociais. O reconhecimento da abordagem, em diferentes contextos e por instituições de grande relevância, tornam ainda mais desafiadoras as perspectivas da ABPMC para a atual e as futuras gerações de analistas do comportamento no Brasil.

O momento atual é de grande importância para a análise do comportamento. Instituições de alguns Estados já reconhecem a excelência da abordagem, recomendando-a como primeira escolha no ensino de crianças com desenvolvimento atípico. É também crescente o reconhecimento da terapia analítico-comportamental como tratamento efetivo por psiquiatras e instituições de saúde mental. Somam-se a isso as muitas áreas de aplicação que têm produzido resultados importantes na resolução de problemas socialmente relevantes na área organizacional, educacional, esportiva, entre outras.

No entanto, ainda é grande o desconhecimento da Análise do comportamento por parte de comunicadores da mídia de massa e do público em geral. Tem-se observado forte oposição partindo de entidades e profissionais de outros referenciais teóricos, ora desqualificando o trabalho desenvolvido pelos analistas do comportamento, ora se apropriando indevidamente de denominações e tecnologias da abordagem, em busca de ocupar um espaço de mercado, oferecendo trabalhos que, em seu conjunto, são incompatíveis com a essência da intervenção pautada na Análise do comportamento. Preocupa-nos igualmente a condição da Análise do comportamento nos cursos de graduação em psicologia e outras áreas, com um crescente número de instituições extinguindo o ensino de laboratório ou mesmo extinguindo a disciplina de Análise do comportamento do currículo, além de uma série de problemas enfrentados pelos programas de pós-graduação latu e strictu sensu.

Diante de desafios como esses, considera-se essencial o desenvolvimento de um projeto de comunicação e de disseminação da Análise do comportamento no Brasil. É preciso ir além da comunicação entre pares, buscando-se esclarecer melhor as características da abordagem, bem como seus diferenciais diante de outras propostas de intervenção psicológica. É necessário também ampliar a representação da ABPMC perante outras instituições científicas, agências de fomento e gestores de política científica em geral. Somente por meio do diálogo e de parcerias entre diferentes áreas será possível promover avanços significativos no desenvolvimento técnico-científico brasileiro. E a ABPMC, com o apoio de sua comunidade, tem plenas condições de contribuir com os gestores de políticas públicas em várias questões sociais importantes para o desenvolvimento do Brasil.

Nas duas gestões anteriores da ABPMC, passos importantes foram dados em busca de ampliar a visibilidade e resguardar a qualidade dos serviços prestados por analistas do comportamento: a instituição da Comissão de Acreditação de analistas do comportamento no Brasil. Com a proposta de acreditação votada na Assembleia Ordinária do Encontro de 2014, o trabalho desenvolvido pela Comissão de Acreditação exigiu contrapartida da ABPMC, que ofereceu condições para a implantação e ampla divulgação da acreditação, bem como ampliação do acesso ao conhecimento e à formação na área. Já foram Acreditados mais de 100 Analistas do Comportamento, referendando a formação e atuação profissionais em consonância com as das finalidades da ABPMC, especificamente “Promover o desenvolvimento da Análise do Comportamento, da Psicologia Comportamental, da Medicina Comportamental e áreas de estudo do comportamento nos seus fundamentos científicos, na sua prática e nos seus princípios éticos”.

O contexto atual exige uma diretoria atuante, coesa e capaz de representar a diversidade da Análise do comportamento brasileira e promover o avanço de nossa ciência em suas múltiplas dimensões. Contamos com o apoio de nossos sócios e amigos para cumprir essa missão.

Diretoria ABPMC 2015-2016 

Atualizado pela Diretoria ABPMC 2019-2020

Membros Permanentes do Conselho Consultivo

  • Bernard Pimentel Rangé
  • Claudia Kami Bastos Oshiro
  • Denis Roberto Zamignani
  • Felipe Lustosa Leite
  • Hélio José Guilhardi
  • Isaías Pessotti
  • João Ilo Coelho Barbosa
  • Maria Martha Hubner (em licença temporária do conselho)
  • Maria Zilah Brandão
  • Roberto Alves Banaco
  • Wander Pereira da Silva

Conselho Consultivo Gestão 2023-2024

  • Dra. Ariene Coelho
  • Esp. Rodrigo Fricate Morales
  • Dra. Joana Singer
  • Dr. Olavo Galvão
  • Dr. Sandro Iêgo
  • Dra. Yara Kuperstein Ingberman

Diretoria Executiva Gestão 2023 – 2024

Conselho Fiscal

  • Vera Regina Lignelli Otero
  • Rafael Ernesto Arruda Santos
  • Adriano Luís Alves Watanabe – suplente