Notícias

Nota de pesar pela morte do professor Lincoln Gimenes

A Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC) lamenta profundamente a morte de Lincoln da Silva Gimenes, Professor Emérito da Universidade de Brasília (UnB), um analista do comportamento com destacada atuação dentro e fora da Análise do Comportamento.

Lincoln morreu dia 29 março, após enfrentar com bravura, nos últimos anos, uma Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). Sua morte representa uma grande perda não só para a Psicologia, em particular a Análise do Comportamento, mas para a ciência brasileira.

Formado em Psicologia pela Fundação Educacional de Bauru (SP) em 1972, Lincoln obteve mestrado em Psicologia Experimental pela North Dakota State University (1975), mestrado (1984) e doutorado em Biopsicologia pela University of Chicago (1986), e pós-doutorado na Oregon Health & Science University na área de Toxicologia Comportamental (1998).  Entre 1977 e 1986, foi professor da Universidade Federal do Ceará. Em 1987, assumiu o cargo de docente no então Departamento de Psicologia do Instituto de Ciências Biológicas da UnB – onde participou ativamente da criação de quatro departamentos, da reestruturação do programa de mestrado e da elaboração do programa de doutorado. Em setembro de 2015 foi homenageado com o título de Professor Emérito pela UnB.

Como acadêmico, Lincoln realizou e orientou pesquisas em toxicologia comportamental, comportamento adjuntivo, análise funcional de problemas de saúde, economia comportamental e contingências de práticas culturais.

Neste momento de grande tristeza para nossa comunidade, fazemos votos de que seus exemplos e sua obra continuem vivos entre seus familiares, amigos, colegas, alunos e admiradores.

___________

 

Com informações da Secom da UnB e da Plataforma Lattes.