Notícias

Falecimento do Dr. César Ades

O professor Cesar Ades fez parte dos primeiros momentos de fundação da Análise Experimental do Comportamento no Brasil, junto ao Departamento de Psicologia Experimental da USP, sempre colaborando com Carolina Bori, Maria Amelia Matos e Rachel Kerbauy para o firme estabelecimento da Análise Experimental do Comportamento no país.

Configurou-se como um dos maiores cientistas da Psicologia brasileira, sobretudo em Etologia e Psicologia Evolutiva. Além disso, Cesar era uma pessoa muito alegre, cativante e que deixou imensa saudade entre nós, seus colegas de Departamento e entre os funcionários do Instituto de Psicologia da USP, o qual também já dirigiu. Todos comentam que o professor Cesar Ades era unanimidade no afeto que gerava. Todos o amavam muito.
Seu impacto na Psicologia como cientista ultrapassa divisões de abordagens teóricas ou políticas. Foi Presidente do Instituto de Estudos Avançados da USP, com final de mandato em 2010, tendo realizado uma brilhante gestão, segundo o professor Carlos Guilherme Mota, historiador, colega, amigo e primeiro presidente do IEA – USP. Deu um forte espaço e visibilidade multidisciplinar à Psicologia na USP.
Foi impressionante a manifestacão de pesar de todo o país sobre seu prematuro e trágico falecimento. Recebemos mensagens de incontáveis órgãos e associações científicas, reitoria, ADUSP, e inúmeras Universidades Federais, estaduais e da rede privada de todo o país.
Pessoas como Cesar Ades fazem uma falta imensa. Por outro lado, suas marcas foram intensas, o que lhe dá um sentido de presença eterna. Seus textos sobre a noção de causalidade são obras primas. É preciso sempre relê-los.
Saudades do querido amigo e eminente professor! A Psicologia brasileira está de luto.

Maria Martha Costa Hübner
Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Psicologia Experimental USP.