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Carta do Presidente: lançamento da campanha de afiliação 2018

Caro (a), sócio(a),

Escrevo para compartilhar algumas das ações que estão sendo executadas pela ABPMC, a fim de colocá-lo a par das nossas atividades e dos nossos esforços em defesa dos interesses dos analistas do comportamento.

Embora o carro chefe da ABPMC seja o Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, executamos diversas ações regulares e que só são possíveis por conta da colaboração de diversos profissionais e estudantes que atuam com afinco para contribuir com a nossa Associação.

Aqui, destaco algumas das atividades realizadas pela ABPMC:

·         Coordenamos três publicações regulares: a Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva (RBTCC), a coleção Comportamento em Foco e o Boletim Contexto;

·         Buscamos apoiar a organização de eventos regionais, fortalecendo a presença da Análise do Comportamento em todas as regiões do Brasil;

·         Tocamos o projeto ABPMC Comunidade, que leva conhecimento analítico-comportamental ao público leigo por meio de parcerias com veículos de comunicação e instituições;

·         Gerimos o processo de Acreditação do Analista do Comportamento.

·         Representamos os analistas do comportamento em audiências públicas e debates sobre temas socialmente relevantes, como com a divulgação da moção de repúdio à decisão proferida pelo juiz Waldemar Cláudio de Carvalho, referente à interpretação da resolução 01/1999 do Conselho Federal de Psicologia, e à garantia de atendimento em casos de Transtorno do Espectro Autista em audiências públicas e judiciais às quais fomos intimados ou convidados a emitir parecer técnico.

Além dessas ações, em 2018 a ABPMC traz novidades: A primeira delas consiste na implementação de duas sugestões apresentadas pelos associados na Assembleia de 2017, em que a comunidade discutiu a dificuldade na inclusão dos profissionais recém formados e a importância de ações que garantissem o acesso de graduandos de baixa renda.

Agora, a partir deste ano, estamos lançando a categoria de profissional recém-formado, na qual os custos serão equivalentes aos de alunos de pós-graduação. Esta, além de ser uma vantagem exclusiva para sócios da ABPMC, também é a efetivação de um dos pedidos que recebemos durante a Assembleia. Vale mencionar que, para ser elegível, o sócio deverá comprovar que é formado em nível de graduação há um ano ou menos. A segunda sugestão implementada é a institucionalização do projeto “Adote um Graduando”, podendo o sócio doar qualquer valor para um fundo que irá possibilitar que alunos de graduação de baixa renda, possam ter acesso ao Encontro Brasileiro.

 

Aproveitamos para anunciar, também, o nascimento da Editora ABPMC: um selo editorial próprio da associação, pelo qual lançaremos os materiais de publicação de responsabilidade da ABPMC. Ao longo do ano divulgaremos mais sobre o funcionamento e os caminhos para que os sócios possam apresentar propostas de publicação via editora. A Editora ABPMC terá o importante papel de garantir que a produção dos analistas do comportamento brasileiros seja amplamente divulgada e preservada.

Para coroar todas as mudanças que 2018 nos traz, a ABPMC apresenta sua nova identidade visual: Adotando uma imagem mais moderna, a nossa nova marca é inspirada pelo mapa do Brasil e pelos os três círculos unidos, representando a tríplice contingência, os três níveis de seleção e a relação entre a pesquisa básica, teórica e aplicada na construção da Análise do Comportamento. A Acreditação, o Boletim Contexto, o ABPMC Comunidade e o Comportamento em Foco também ganham uma cara nova.

Muito do trabalho que garante a sobrevivência da ABPMC é realizado de forma voluntária, mas ainda assim a associação tem custos recorrentes, conforme apresentamos anualmente na nossa prestação de contas em Assembleia Geral Ordinária.

Para que possamos continuar atuando em prol dos interesses de nossa comunidade, o convido a se associar à ABPMC a partir desta semana. Nosso planejamento financeiro prevê que o Encontro Brasileiro seja autossuficiente, ou seja, que ele não dependa de outros recursos, se não dele mesmo, para “se pagar”. Aplicamos essa mesma regra para as demais atividades da ABPMC e, nesse sentido, não se utiliza os recursos do evento para outros fins. Portanto, nossa Associação se mantém dos recursos advindos de anuidades de sócios e de empresas afiliadas.  

As vantagens para os sócios incluem descontos na inscrição do encontro, direito ao voto deliberativo em assembleia, inscrição de chapas e direito ao voto nas eleições para a nova diretoria e desconto na afiliação à instituições parceiras (como a Sociedade Brasileira de Psicologia). Para os sócios da SBP, a ABPMC também oferece descontos especiais na anuidade.

A ABPMC não é uma entidade à parte dos seus sócios, só existindo por conta deles e você tem um papel importante na nossa história. Espero que possamos nos encontrar ao longo dos anos e que a ABPMC possa lhe ajudar a continuar se desenvolvendo enquanto analista do comportamento.

 

Um abraço e, ainda em tempo, desejo-lhe um feliz 2018.

Espero encontrá-lo (a) no XVII Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, em São Luiz!

Felipe Lustosa Leite

Presidente da ABPMC 2017-2018