Notícias

Carta aos associados

Caros associados e amigos da ABPMC,

O ano 2015 está quase se despedindo, finalizando assim nosso primeiro ano de gestão. Muita coisa ocorreu nestes 12 meses e nossa Associação permaneceu atuante, representando os analistas do comportamento na disseminação do conhecimento produzido, no apoio à produção de conhecimento e na defesa dos interesses dos analistas do comportamento brasileiros.  

O XXIV Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, ocorrido em agosto de 2015, foi mais uma vez um grande sucesso. Reuniu cerca de 1.700 participantes de todo o país. Foram mais de 150 convidados e mais de 600 atividades, o que reafirma a força, a produtividade e a variabilidade do trabalho desenvolvido por nossa comunidade. 

Com o XXIV Encontro da ABPMC, a ser realizado no Centro Universitário Dinâmicas das Cataratas (UDC), em Foz do Iguaçu, entre 6 e 10 de setembro, promoveremos também o II Encontro Sul Americano de Análise do Comportamento e o II Encontro Cultural de Estudantes de Análise do Comportamento. 

Desde o início de 2015, decidimos que nosso XXV Encontro teria por tema Ciência, comportamento e Cultura para o desenvolvimento Sustentável, uma escolha feliz se considerar que sustentabilidade é um tema central em discussões globais atualmente (ver, por exemplo, a Conferência do Clima de Paris [COP 21], ocorrida recentemente). Especialmente pela relevância desse tema, conseguimos fechar uma parceria com a Itaipu Binacional para a realização de nosso Encontro. Fizemos parceria também com a empresa Frontier Congressos e Eventos, desde já disponível para a reserva de pacotes (passagens, hotéis, passeios turísticos) em Foz do Iguaçu para o período do Encontro da ABPMC. 

Já temos confirmada a participação de alguns convidados internacionais. Da América do Sul, temos a confirmação de Marithza Sandoval Escobar (Colômbia), José Anicama, William Montgomery e Edgard Pacheco (Peru). O professor Pacheco é o atual presidente da Associação Latino Americana de Modificação do Comportamento (ALAMOC). Podemos também adiantar a confirmação da participação de Albrey Daniels, dos Estados Unidos, internacionalmente reconhecido na área de Organizational Behavior Management – OBM. 

Estamos também estabelecendo parcerias com instituições Sul-americanas de Análise do comportamento para a divulgação de nosso Encontro. Contamos com a adesão, até o momento, da ALAMOC e da Asociación Argentina de Ciencias del Comportamiento.  

Ainda tratando de parcerias, em outubro, a ABPMC participou do Encontro anual da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP), propondo uma atividade de discussão sobre processos de acreditação em psicologia. Em breve estaremos formalizando também uma nova parceria estabelecida com a SBP, visando fomentar a afiliação a ambas as entidades. A partir de 2016, sócios da ABPMC em dia com sua anuidade de 2016 terão um desconto no pagamento da anuidade da SBP, o mesmo valendo para sócios da SBP em dia com sua anuidade, que terão desconto na anuidade da ABPMC.

A ABPMC aceitou colaborar também com as comissões científicas da SBP e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na avaliação de trabalhos em Análise do comportamento submetidos às reuniões anuais de ambas as instituições. 

Respondendo à demanda de nossa comunidade por maior participação e apoio da Associação na produção de material para a formação em análise do comportamento, a ABPMC foi uma das intuições patrocinadoras da edição do Guia de Economia Comportamental e Experimental. A iniciativa, sem fins lucrativos, conta com a colaboração de analistas do comportamento e de profissionais de outras áreas. Como parte do acordo estabelecido com os editores, o livro foi disponibilizado gratuitamente em versão eletrônica no site da ABPMC. 

Em defesa dos profissionais da abordagem e de uma divulgação apropriada do conhecimento produzido, a diretoria da ABPMC, com o apoio da associada Joana Singer, publicou uma resposta ao artigo: Pais comportamentalistas: os danos que causam aos seus filhos, de Julia Tort. O artigo apresentava de modo bastante distorcido e equivocado os conceitos da abordagem comportamental.

Encerro este comunicado com mais uma boa notícia: o processo de acreditação de analistas do comportamento, pela ABPMC, continua em plena desenvolvimento e com  crescimento na demanda. Reitero que a adesão da comunidade é o mais importante atributo para o fortalecimento e legitimação deste processo. 

Continuamos trabalhando em busca de contribuir para a consolidação de nossa abordagem e para agregar os analistas do comportamento em torno do ideal de colocar o conhecimento a serviço da construção de uma sociedade mais justa. Agradecemos pela confiança depositada nesta gestão durante o ano que se passou. Esperamos que o ano de 2016 seja repleto de oportunidades para o fortalecimento de nossa ciência  e das relações de parceria e amizade que nos unem.   

 

A todos, um afetuoso abraço.

Denis Roberto Zamignani

Presidente da ABPMC gestão 2015-2016