Notícias

Carta Aberta – Também Somos Todos CNPq!

Também Somos Todos CNPq!

A Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, por decisão tomada na sua XXVIII Assembleia ordinária, vem por meio desta somar a sua voz às outras entidades e associações nacionais, manifestando sua grande preocupação frente a grave condição orçamentária e financeira do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Essa agência, que por quase sete décadas tem exercido um protagonismo fundamental para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e economia desse País, veio mais uma vez a público, no último dia 15 de agosto, informar que em função do contingenciamento e a redução dos seus recursos orçamentários deverá suspender o pagamento de todas as bolsas do País, a partir de setembro próximo.
Solicitamos, portanto, que seja liberado imediatamente as verbas contingenciadas, permitindo a recomposição imediata do orçamento de 2019 da instituição; além disso, reiteramos a urgência do aporte suplementar de recursos na ordem de R$ 330 milhões reivindicados em documentos anteriores. Essas são condições fundamentais para que essa instituição possa cumprir os compromissos do presente ano. 
A continuidade desse estrangulamento orçamentário aponta para uma perspectiva inexorável: a extinção do CNPq. Tal cenário é inaceitável. A atuação desse órgão foi fundamental para que a ciência brasileira atingisse indicadores internacionais de qualidade amplamente reconhecidos; foi imprescindível para que problemas nacionais pudessem ser endereçados com o compromisso sério de cientistas e da sociedade brasileira. Não podemos ignorar essa história e perder esse patrimônio nacional. Conclamamos a sociedade brasileira a juntar sua voz a nossa, exigindo que o poder legislativo e executivo reconheça o papel fundamental dessa instituição, garantindo condições para o seu funcionamento pleno na votação da Lei Orçamentária Anual de 2020.
Por um CNPq fortalecido, por uma ciência de qualidade: elementos indispensáveis para a construção de uma nação soberana e cidadã.

Goiânia, 17 de agosto de 2019