Histórias e personagens

Rodolpho Azzi

Rodolpho Azzi (Piracicaba, São Paulo, 1927 – 1993) foi um intelectual que muito contribuiu para a Psicologia brasileira.

Azzi estudou no Colégio Militar do Rio de Janeiro, no Instituto Mackenzie de São Paulo e na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP), onde concluiu o curso de Filosofia antes do desdobramento que deu origem aos cursos de Sociologia e Psicologia. Sua carreira teve inicio como professor de Filosofia e Sociologia no ensino público. Quando viajou para o Paraguai e passou a ensinar Psicologia.

Foi professor de psicologia na Universidade de Brasília (UnB) no começo da década de 1960. Ainda na década de 1960 teve importante participação nos processos de recepção e circulação da Análise do comportamento no Brasil. Foi um dos assistentes do professor estadunidense Fred Keller no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo USP.[1] Entre os anos de 1963 e 1965 foi Secretário geral da Associação Brasileira de Psicólogos. Coordenou a equipe de tradutores do livro Science and Human Behavior de autoria de B. F. Skinner[2] .

Em 1965 teve sua carreira como professor universitário interrompida pelo regime militar, resultado das suas convicções e militância política, sendo detido da UnB e logo depois perseguido e preso pelo Regime militar. No período da redemocratização do Brasil obteve convites formais, mas não se reintegrou a universidade. Retornando ao país lecionou na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Preto (SP), na Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (SP), na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP (SP) e no Instituto de Psicologia da UnB (DF). Desenvolveu atividades profissionais como assessoria técnica para a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), entre 1962 e 1963, e assessoria para programas sobre Psicologia na TV Cultura durante o ano 1962.

É ainda hoje lembrado por seu legado ao ensino da Psicologia e por sua atuação na formação de expressivos representantes da Psicologia experimental.

 

Referências

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932010000100017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Acessado em 14 de fevereiro de 2013

http://mdlw.files.wordpress.com/2012/04/memorias_revolucao_educacional_interrompida.pdf Acessado em 14 de fevereiro de 2013

(fonte: Wikipedia)

Fotos gentilmente cedidas pelo LEHAC – Laboratório em Estudos Históricos da Análise do Comportamento, PUC-SP. (contribuição das Dras. Maria do Carmo Guedes e Roberta Azzi)

Uma das fotos retrata uma tarde de visita ao Grand Canyon junto aso Prof. Fred. S. Keller.

Fotos
Documentos

Rodolpho Azzi – Psicologia, Ciência e Profissão

Rodolfo Azzi – Wikipedia