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Educação Liberal sem Cortes, por Joana Singer Vermes.

A Revista Forum publicou na internet o artigo intitulado “Educação Liberal sem Cortes. Nele, a jornalista Thalita Pires se posiciona sobre o caso de um pai que criou uma planilha de descontos de mesada para “ensinar os filhos a lidarem com dinheiro” e diminuírem comportamentos tais como desobedecer ou reclamar de ir à escola.
Thalita escreveu palavras lúcidas e inteligentes, ao discorrer sobre todas as implicações do método empregado por esse pai. Distorções de valores e a falta decuidado com o desenvolvimento emocional das crianças são algumas das preocupações da autora. Porém, infelizmente, cometeu um erro crasso ao afirmar sem qualquer conhecimento, formação e busca de fontes corretas que a estratégia do pai é uma ‘abordagem behaviorista’. Thalita assume: “não tenho capacidade técnica para discorrer sobre psicologia”. Justamente por isso, em lugar de publicar informações preconceituosas sobre o behaviorismo, teria sido adequado buscar fontes (a Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental se dispõe a isso).
Analistas do Comportamento, com formação behaviorista, jamais proporiam a estratégia de desconto de mesadas. Pelo contrário, ajudaria o pai a entender como melhorar algumas atitudes das crianças a partir de mudanças nas próprias relações familiares, lançando mão de práticas que valorizem posturas saudáveis e importantes no desenvolvimento. Analistas do comportamento, ao contrário do que Thalita afirma, não propõem que bebês sejam deixados chorando no berço e, sim, buscam ajudar pais a entender o contexto do choro dos bebês para, então, tomarem decisões sobre quando é importante tirá-los do berço ou quando é preciso acalmá-los, ainda no berço, para que aprendam com segurança a se acalmarem.
Convido Thalita e qualquer um que se interesse a um diálogo sobre o behaviorismo, tendo em vista que um jornalismo de qualidade é baseado em informações precisas e atuais e não em dados extraídos da mítica popular, tantas vezes distorcida.

Joana Singer Vermes, psicóloga clínica, mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento, sócio-diretora, professora, supervisora e coordenadora do Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento.