Notícias

DISCURSO DE ABERTURA DAS ATIVIDADES DO XXII ENCONTRO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA E MEDICINA COMPORTAMENTAL

Fortaleza, 11 de Setembro de 2013

Cara Profa. Denise Vilas Bôas, estimados colegas de diretoria, prezados conselheiros, queridos associados,

Enfim chegou o momento de nosso vigésimo segundo encontro, mantendo a tradição dos últimos 21 anos de forma ininterrupta. Para mim, esta reunião que agora se inicia condensou emoções vividas ao longo de minha trajetória como analista do comportamento. Na preparação para esses 4 dias voltei a sentir, e acredito que todos da diretoria, o peso da responsabilidade a nós confiada, o sacrifício nas I-N-C-O-N-T-Á-V-E-I-S reuniões aos sábados e nos contáveis e recontáveis cálculos para saber se teríamos condições de arcar com tudo que planejamos; a grata surpresa pela dedicação com que nossos parceiros levaram adiante nosso projeto de organização e execução do encontro; experienciamos muita diversão com as muitas ideias levantadas para dar um perfil bem cearense ao nosso Encontro e, finalmente, a sensação de produtividade e dever em cumprimento pelo que já conseguimos aprender sobre a ABPMC e pelo que já implementamos nesse curto espaço de tempo.

Caros amigos, os 9 meses frente à direção da ABPMC formataram em nós o propósito de dar o melhor para construir uma associação mais participativa e, assim, mais forte e representativa. Sabemos das dificuldades para agradar e satisfazer a todos os diferentes pensamentos e interesses presentes em nossa comunidade, mas para traçar metas e objetivos nessa direção, é preciso deixá-los a par do que vem sendo feito ao longo de nossa gestão e conclamá-los a uma participação mais efetiva e constante nas atividades da ABPMC.

QUESTÕES JURÍDICAS:
Começando pela regularização jurídica e tributária da ABPMC, vale salientar que a mudança da pessoa jurídica da associação, em 2010, não nos livrou totalmente de compromissos contábeis, gerando um passivo que só recentemente obtivemos todas as informações a respeito; e estamos contando com a colaboração do Dr. Reinaldo Spaziani, nosso assessor jurídico, desde a gestão anterior, cuja contratação foi necessária para nos ajudar a desenvolver práticas juridicamente adequadas para a condução de nossa associação. Uma delas corresponde à necessidade de registro em cartório de todas as atas de nossas assembleias. Somos analistas do comportamento e detalhes como estes não costumam fazer parte de nossa prática. Por isso, a necessidade de consultarmos um especialista. Ele está aqui presente para tirar todas as nossas dúvidas em reuniões com o conselho consultivo e na assembleia geral.
Outra questão jurídica que precisamos resolver refere-se à discussão e aprovação de um novo Estatuto para a ABPMC. Ele permitirá uma atualização de diversos aspectos do seu funcionamento. Com isso resolvido, esperamos entregar à futura gestão uma estrutura mais profissional que impactará em um processo mais simples de transição, livre de problemas do passado para que a nova diretoria possa se dedicar integralmente aos novos projetos. Você que se preocupa com o futuro da ABPMC está convocado para se fazer presente à assembleia geral marcada para sexta-feira às 17:30h, na qual iremos tratar de assuntos de vital importância para nossa associação.

ANDAMENTO DOS PROJETOS ATUAIS:
Em relação aos nossos projetos atuais, o Projeto ABPMC Comunidade e o Projeto ABPMC Sustentabilidade, estamos revisando e elaborando sugestões para torná-los mais efetivos e mais abrangentes. Eles também serão alvo de discussão durante o Encontro, mas algumas ideias postas em análise ao longo do primeiro semestre já estão sendo colocadas em prática.
A ideia central do Projeto ABPMC Comunidade é promover uma maior inserção social da nossa associação. É um objetivo ousado, mas necessário. Nos últimos anos, foram realizadas durante os Encontros brasileiros palestras e encontros de orientação à população em geral, a partir de temas pertinentes à nossa Associação. A partir de 2013, a ABPMC tem por objetivo dar uma atenção toda especial para esse projeto. A ideia é expandir o conjunto de atividades sociais da ABPMC por meio de parcerias com equipes formadas nos encontros regionais do Brasil (JACs e EACs). [Precisamos estar em maior sintonia com as comissões organizadoras desses eventos que tão fundamentais para o crescimento da Análise do comportamento no Brasil]. Essas equipes poderão identificar e sugerir instituições, grupos ou comunidades nos quais sejam identificados problemas sociais que podem, em alguma medida, ser alvo de uma intervenção comportamental. Em uma etapa futura, pensamos na possibilidade de estabelecimento de parcerias com instituições públicas e privadas. Já fizemos, inclusive, contato com o IDORT – Instituto de Organização Racional do Trabalho, em São Paulo, mas a execução de tal parceria exige um maior planejamento.
Em Fortaleza fizemos parceria com a Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos e a ABPMC promoverá duas palestras. A primeira será realizada pela profa. Lídia Weber em uma comunidade da Praia do Futuro, amanhã às 14h, abordando com pais a questão da educação de seus filhos, e a profa. Vera Otero falará sobre “Agressividade dos Jovens”, no Centro de Cidadania Conselheiro José Batista, na sexta às 9h.
Para o Projeto ABPMC Sustentabilidade, voltado para o planejamento e execução de práticas sustentáveis nos nossos Encontros e em outras atividades cotidianas da ABPMC, implementamos um espaço no Boletim Contexto chamado “Folhas verdes”, que visa divulgar trabalhos e reflexões a respeito do tema. O primeiro texto já está no número atual do Boletim Contexto. Também preparamos uma novidade para o Encontro com a introdução da beheca, uma moeda que poderá ser doada para ser revertida em ações de compensação ambiental. Nosso objetivo maior é contribuir para a instalação e manutenção de comportamentos de cuidados com a sustentabilidade, tornando-os parte de uma prática cultural cada vez mais presente em nossa comunidade.

REVISTA BRASILEIRA DE TERAPIA COMPORTAMENTAL E COGNITIVA, BOLETIM CONTEXTO E COMPORTAMENTO EM FOCO
Nossas publicações seguem em atividade. A Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva (RBTCC) manteve sua equipe editorial e publicou 2 números neste ano. O Boletim Contexto acabou de publicar seu 38º número após lançar o número anterior no final de 2012. Com relação ao Comportamento em Foco, o Volume 2 referente aos trabalhos apresentados no Encontro de 2011 está muito próximo de ser publicado e o volume 3, com os trabalhos apresentados no ano passado, está começando a ser diagramado. Para evitar atrasos no próximo volume, já estamos criando a comissão para o Volume 4. Logo após o Encontro ela fará a chamada para que os autores interessados na publicação de seu trabalho enviem o trabalho completo para serem avaliados.

RECENSEAMENTO
Aproveitamos a ocasião da reunião do maior número de associados neste Encontro para colher informações pessoais sobre formação, atuação profissional e interesse conceitual-epistemológico. Nosso objetivo é ter uma visão mais atualizada de quem somos, quais os nosso interesses participando da ABPMC e como a avaliamos. Os resultados serão apresentados na nossa assembleia geral. É importante salientar que essas informações traçarão o perfil do associado e, portanto, permitem tirar um retrato de quem atualmente compõe a ABPMC.

NOSSA GESTÃO
Durante esses primeiros meses de diretoria, percebemos que nossos projetos não foram realizados de forma mais ágil porque a sua execução ficou muito concentrada em poucas pessoas, muitas vezes as mesmas que já compõem a diretoria. Eu mesmo, além da presidência, acumulei os cargos de coordenado dos dois projetos já citados. Alguns colegas até se prontificam para nos ajudar em algum momento, mas não permaneceram na atividade por muito tempo ou quando o custo de resposta é aumentado. Desse modo, faço um apelo para que não nos deixem carregar nas costas boa parte das atividades da ABPMC. Para alterar tal situação pretendemos abrir espaço para que os associados participem mais ativamente de nossas Comissões Permanentes e Especiais, tanto para podermos aproveitar as competências de vários associados e parceiros como também para aproximá-los das ações da ABPMC.
Atualmente contamos com três Comissões Permanentes: 1) Comissão de Assuntos educacionais, congressos e outros eventos; 2) Comissão de Publicação e Editorial; e 3) Comissão de Assuntos Profissionais, Legais e Éticos. A primeira comissão, de Assuntos educacionais, congressos e outros eventos está voltada para a organização de treinamento de profissionais e estudantes, supervisores e cabe à ela a organização dos encontros da ABPMC. A comissão de Publicação e Editorial promove nossas publicações divulgando para a comunidade científica uma imagem do que se tem feito no campo das psicoterapias comportamentais e da medicina comportamental. Por fim, a Comissão de Assuntos profissionais, legais e éticos está voltada para o monitoramento da legislação que possa afetar os interesses da ABPMC e estudar critérios, a serem aprovados em Assembleia, para conferir certificados de supervisor e especialista em psicologia e medicina comportamental a serem conferidos aos seus associados mediante avaliação.
Especificamente quanto à questão de uma certificação pela ABPMC, gostaria de chamar a atenção para o fato de a ABPMC estar fazendo reuniões com seus conselheiros para avaliar condições e critérios para que, na posição de associação que tradicionalmente abrigou o maior número de analistas do comportamento no Brasil, viabilize a certificação do profissional analista do comportamento. Em uma reunião informal, ou seja, não ordinária da associação, em 16 de março de 2013, chegou-se a um consenso obtido de que “Há a necessidade de certificação do Analista do Comportamento no Brasil, sobretudo em função do crescimento da área, da oferta de serviços e de empregos indevidos do termo ´Analista do Comportamento´ no contexto atual, com implicações graves para as políticas públicas”. Também ficou estabelecido que tal consenso seria alvo de debate no atual Encontro e é o que estamos tentando garantir com a disponibilização de espaços em nossa programação para que tais debates ocorram. Uma outra medida que mostra nosso interesse nessa questão foi a proposta de inclusão de ponto pertinente à acreditação do analista do comportamento pela ABPMC em seu novo Estatuto, a ser apreciado e votado na assembleia geral.
No tocante às Comissões Especiais, atualmente contamos com duas, que desenvolvem os projetos já descritos: 1) Comunidade; e 2) Sustentabilidade.
Propomos aqui também duas novas Comissões Especiais, com ênfase em aumentar o escopo de articulação da ABPMC com a formação profissional de analistas do comportamento e com a produção de conhecimento e pesquisas analítico-comportamentais no Brasil.
A primeira, a Comissão de Formação de Analistas do Comportamento no Brasil, visa inicialmente traçar um mapa de como os analistas do comportamento tem adquirido seu treinamento na área, seja vinculados a universidades ou não. Adicionalmente, a comissão também atuará de modo a discutir a aproximação da ABPMC da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) com o objetivo de atuar ativamente para aprimorar a formação de analistas do comportamento no Brasil.
A segunda comissão proposta é a Comissão de Pesquisa em Análise do Comportamento no Brasil. Esta deverá inicialmente identificar em seus quadros e elaborar um catálogo de pesquisadores e grupos de pesquisa que tem produzido conhecimento na área, seja em pesquisas básicas, conceituais ou aplicadas. A comissão também será responsável por divulgar editais de fomento de pesquisa para nossa comunidade e também buscará uma maior proximidade da ABPMC com a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).
O estatuto da ABPMC aponta que o Presidente da associação pode nomear associados para presidir tais comissões. No entanto, propomos abrir esse processo para que nossos associados possam sugerir profissionais de competência para atuar nestas comissões e, se necessário, poderão ser realizadas votações on-line para apontar seus membros.
Quero concluir relembrando que a ABPMC depende diretamente da anuidade de seus sócios, das agências de fomento para a realização de seus eventos científicos e do patrocínio de suas afiliadas para colocar em prática todos esses projetos. Nosso compromisso e seriedade foram mais uma vez reconhecidos pelas agências de fomento de pesquisa ao nos contemplar para o evento de Fortaleza com a quantia de R$ 60.000,00 (sessenta mil reais) (CAPES) e R$ 30.000,00 (trinta mil reais) conseguido junto ao CNPq. Esses valores auxiliarão a ABPMC a honrar parte de seus compromissos com o Encontro.
Além das agências citadas, quero agradecer ao suporte recebido por todos que veem no pagamento em dia de sua anuidade a sua parcela de contribuição para o crescimento da ABPMC e gostaria de aproveitar a ocasião para convidar outras instituições a se filiarem.

Estamos certos que o XXII Encontro representará um importante passo para tornar a ABPMC uma associação presente nas diferentes regiões do Brasil. Sua ocorrência em diferentes cidades contribui para a integração dos analistas do comportamento e gostaríamos que, na medida do possível, outras cidades possam sediar tal evento. A atual gestão, senhores, é cearense mas não veio para botar boneco (tradução nos dicionários). Queremos levar a ABPMC a um patamar ainda mais produtivo em suas funções. Mas para atingir nosso objetivos precisamos de uma participação mais ativa de nossos associados. Como já escrevi em outra ocasião, o modelo de seleção por consequências deixa evidente que não pode haver seleção de práticas relevantes para a sobrevivência de um grupo sem a prévia ocorrência de respostas funcionais produtivas por parte de seus integrantes. Em outros termos, nossa mensagem de abertura para este Encontro é: não espere pela ABPMC. Em vez disso, dê o primeiro passo na direção de cultivá-la e de fazê-la crescer. Temos certeza que nosso potencial é muito maior do que já conseguimos até agora. Toda a diretoria está empenhada a pleno vapor para fazer isto acontecer.

Um grande abraço e tenham todos um ótimo Encontro,

Gestão 2013-2014