Notícias

Formação em Análise Comportamental Clínica do IBAC

A Formação em ACC do IBAC (com carga horária de 197h) é voltada para estudantes de psicologia interessados em iniciar sua preparação para a futura carreira clínica e também para profissionais que desejam uma preparação breve para atuarem na clínica ou áreas afins. Organizada a partir da estrutura dos cursos de pós-graduação do IBAC (com 13 anos de experiência), possibilita também o aproveitamento de créditos em um futuro curso de especialização em ACC, caso seja do interesse do aluno.

O curso tem como principais destaques a formação qualificada, o caráter inovador e um forte quadro docente composto por professores universitários provenientes das principais instituições de ensino superior de Brasília e região. Todos os professores possuem um forte currículo acadêmico (a maioria doutores ou doutorandos) e grande experiência em atendimento e pesquisa.

O aluno da Formação tem acesso a uma estrutura curricular atualizada constantemente, extensa formação prática supervisionada, diversas atividades complementares, moderno e amplo sistema de intranet, amplo espaço físico e um sistema completo e diversificado de avaliação. Também dispõe de um moderno sistema de aulas online (presencial conectado) que pode ser utilizado em caso de viagens ou outros impedimentos temporários no modo presencial. Todos estes recursos preparam o profissional ou o futuro profissional para que o mesmo esteja suficientemente qualificado para uma atuação clínica segura e eficaz.

Enquanto instituição, o IBAC é o principal centro formador de clínicos comportamentais da região centro-oeste, constituindo-se também numa forte referência nacional. O enorme sucesso deste curso tem forçado a abertura regular de turmas a cada novo semestre, frequentemente com inscrições esgotadas.

Objetivos

  • Preparar estudantes de psicologia para atuarem qualificadamente como psicólogos clínicos de base analítico-comportamental quando estiverem graduados.
  • Estabelecer as bases para um futuro curso de Especialização.

Duração:
1 Ano e meio

Carga Horária:
209 horas.

Grade curricular:
http://www.ibac.com.br/arquivos/pdf/Grade%20Curricular%20-%20Forma%C3%A7%C3%A3o%20em%20ACC.pdf

Clientela

  • Estudantes de psicologia a partir do 6º semestre.
  • Psicólogos e psiquiatras.

Características do Curso
Três módulos semestrais:

  • Formação filosófica, teórico-conceitual e aplicada;
  • Treino em entrevistas; estágio e supervisão clínica;
  • Clientela e local para o estágio, disponibilizada pelo IBAC;
  • Horas para estágio na graduação;
  • Aproveitamento de créditos para um futuro curso de Especialização em ACC.

Periodicidade:
Aulas aos sábados de 14h30 às 17h.

Inscrições
As inscrições podem ser feitas pelo site. Acesse o formulário de inscrição através do link que disponibilizamos logo abaixo. As inscrições também podem ser feitas diretamente na Sede do Instituto – SGAS 910 Cond. Mix Park Sul, bloco F, sala 121, 1º andar, Asa-Sul. A taxa de matrícula custa R$ 140,00 o pagamento desta taxa pode ser efetuado através de depósito bancário ou pagamento direto na Sede do Instituto. Caso deseje efetuar o pagamento via depósito bancário os dados de nossa conta são: Banco do Brasil | Agência 1004-9 | Conta 16.375-9. Após efetuar seu depósito envie-nos o comprovante de pagamento via e-mail ibac@ibac.com.br O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Obs. A matrícula e a 1ª parcela (vencimento no dia 10/08/2014) serão pagas via depósito bancário identificado ou na secretaria do IBAC. A partir da 2ª parcela o aluno irá efetuar seu pagamento através de boleto bancário que poderá ser emitido pelo mesmo no Portal do Aluno.

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER: http://www.intranetibac.com.br/sii/index.php?codCurso=5

Local
IBAC – 910 sul – conj. Mix Park Sul – bloco F sls. 119 a 131.
Telefones: (61) 3242-5250 | (61) 3443-4086.

Coordenação
João Vicente de Sousa Marçal | CRP: 01/5316 – Doutor em Psicologia (UnB), psicólogo clínico.
Gustavo Tozzi Martins | CRP: 01/12792 – Mestre em Ciências do Comportamento (UnB), psicólogo clínico.

Atividades Complementares
O IBAC também disponibiliza aos seus alunos atividades extra-classe regulares, algumas sem ônus adicional;

  • Curso instrumental (leitura) em inglês: professor especializado;
  • Monitoria*: plantões semanais de dúvidas sobre princípios em AEC;
  • Aulas de revisão* e treino de análise de contingências*;
  • Grupos de Estudo em temas variados a cada semestre;
  • Cursos de Extensão;
  • Jornadas de Análise do Comportamento;
  • Encontros Regionais de Psicologia Comportamental.

* exclusivos para alunos dos cursos do IBAC.

MODALIDADE ONLINE

Metodologia
Para cada tema abordado no programa, podem ser adotadas as seguintes estratégias didáticas: exposição teórica, dinâmicas interativas, exercícios em sala e tarefas domiciliares, pré-leitura e discussão de textos, projeção de filmes, seminários.

Tecnologia
As aulas presenciais conectadas oferecidas pelo IBAC são realizadas a partir de uma tecnologia desenvolvida para superar todos os recursos de aulas pela internet existentes no mercado (no que diz respeito à interatividade). Esta tecnologia permite a conversação com transmissão de imagem e som simultâneos, com total interação entre o professor e aluno.

Características do curso presencial conectado

Os cursos presenciais conectados permitem a você ter acesso à qualidade dos cursos do IBAC mesmo não estando em Brasília. O ensino online não oferece riscos para a redução na qualidade dos cursos. A seguir estão descritas algumas regras* específicas do curso online:

* Dúvidas serão respondidas através do email ibac@ibac.com.br O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Participação nas aulas
O curso online, com a tecnologia presencial conectada permite uma participação ativa e simultânea com o ambiente de sala de aula. Isto possibilita ver e ouvir o professor e demais alunos presentes em sala ao vivo, ter acesso simultâneo ao que é apresentado em power point, a filmes, ao que é escrito na lousa, assim como fazer questionamentos por meio de um chat específico, tudo como se você estivesse presente em sala.

Obs: As aulas devem ser assistidas ao mesmo tempo em que estiverem sendo ministradas.

Acesso ao sistema
Ao matricular-se em um dos Cursos Presenciais Conectados do IBAC, você receberá todo o suporte (tutorial, orientações) de como operar no sistema, além de uma senha pessoal e intransferível. O suporte é oferecido via e-mail michel@ibac.com.br

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Ou pelos telefones (61) 3242-5250| (61) 3443-4086.
Ao acessar a sala de aula, pedimos aos alunos para não abrirem outro aplicativo e páginas web (ex: Facebook, Youtube, etc..), isso pode interferir na transmissão e afetar áudio e imagem.

Frequência
Como o curso é presencial conectado, a frequência às aulas é obrigatória, tendo o aluno que comparecer online no mínimo em 75% das aulas teóricas, assim como nas supervisões clínicas. O controle de frequência é feito através do registro de entrada online do aluno no horário da aula (ou supervisão), através de sua senha pessoal e também por solicitação de participação.

Avaliação parte teórica
A avaliação de cada disciplina é composta por uma prova escrita [com questões fechadas (objetivas) e abertas (subjetivas)] que equivale a 80% da nota final e por outra(s) atividade(s) que deverá(ão) compor 20% da nota (trabalhos e exercícios em aula). Os trabalhos poderão ser feitos em casa e enviados por e-mail, sendo também devolvidos por e-mail após correção. As provas escritas serão realizadas em Brasília* ao final de cada semestre (todas as provas do módulo) letivo ou módulo, em data especificada no cronograma. O aluno deverá apresentar carteira de identidade para realizá-las.
* Serão fornecidas orientações/sugestões em relação a hospedagem, transporte etc.

Aprovação
Cada módulo é composto por disciplinas, sendo cada uma avaliada separadamente. Os escores de cada disciplina variam de 0 a 10, sendo 6 (seis) a nota mínima necessária para que o aluno seja aprovado. O professor responsável por cada disciplina, também é encarregado de elaborar as atividades avaliativas (prova, estudos dirigidos etc), assim como o critério de correção das mesmas. O aluno que não obtiver aprovação em alguma disciplina deverá cursá-la novamente, não necessitando ter que refazê-la obrigatoriamente no semestre seguinte.

Monografia
A monografia é um pré-requisito para a obtenção do título pelo MEC. A orientação consistirá em encontros presenciais conectados (online), em horário previamente agendado com o orientador, além das correções de versões parciais do trabalho por e-mail. Ao final do curso o aluno deverá fazer uma defesa de sua monografia em Brasília, perante uma banca composta por três professores.

Intranet
O sistema intranet do IBAC é uma importante ferramenta de comunicação entre a coordenação do curso, professores e alunos, feita no próprio site da instituição. Ao matricular-se no curso, o aluno recebe uma senha exclusiva que lhe permitirá acessar: cronograma do semestre, programas das disciplinas, material disponibilizado pelos professores, material pedagógico, textos etc. Informações sobre notas nas avaliações, histórico escolar, frequência às aulas etc., também poderão ser acessadas. Dúvidas quanto ao procedimento de intranet poderão ser tratadas via e-mail michel@ibac.com.br O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Referências Bibliográficas
O aluno deve se comprometer a adquirir as referências básicas contidas nas disciplinas de cada módulo. Estas referências estarão descritas no programa de cada disciplina, contido na intranet.
Obs. O IBAC poderá enviar a apostila com os textos básicos ao aluno, mediante depósito bancário no valor da Xerox da apostila, e a mesma será enviada por sedex a cobrar, onde o aluno deverá retirar o material na agência dos correios mediante pagamento.

Monitoria
Além das aulas teóricas e das supervisões clínicas, serão disponibilizadas atividades de monitoria presencial conectada (online). Para tanto é necessário que o aluno se inscreva em um dos diversos horários de monitoria disponibilizados a cada semestre.

Estágio
O estágio supervisionado é composto por atendimento clínico e supervisão clínica. Atendimento clínico: são necessárias 60h de atendimento supervisionado, a serem realizadas a partir do módulo 3. O aluno deverá apresentar um relatório (seguindo o modelo simplificado do IBAC disposto na intranet) para cada sessão atendida. Estando em outra cidade e não tendo acesso à estrutura do IBAC, o atendimento poderá ser feito em consultório particular, clínica ou outro estabelecimento legal da região em que se encontra.

Supervisão clínica:
A supervisão clínica é uma atividade do estágio e deve ser frequentada obrigatoriamente a partir do Módulo 3, independentemente de o aluno estar ou não atendendo. A supervisão clínica também é presencial conectada (on line) utilizando a mesma metodologia das aulas teóricas. Cada grupo de supervisão é composto de no mínimo 5 (cinco) e no máximo 10 (dez) alunos, podendo haver tanto alunos presenciais como alunos online na mesma turma. Os encontros são semanais, com duração de 2h cada.
O IBAC oferece grupos de supervisão em diferentes dias e horários. O aluno deverá escolher o seu grupo de supervisão e se inscrever por telefone, a partir da data determinada pela coordenação do curso. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. Não é permitido fazer reserva de vaga. Alunos dos Módulos 1 e 2 que assim desejarem, também podem participar de um grupo de supervisão, pagando à parte o valor da supervisão. A aprovação é condicional à frequência mínima de 75% nos encontros.