Área do Associado
Fale conosco

Livros e Cartilhas

A ABPMC tem editado ou colaborado com a publicação de livros relacionados à Análise do Comportamento. Veja a seguir.

  • Introdução ao Desenvolvimento de Softwares para Analistas do Comportamento

    Apresentamos nossa primeira publicação sob o selo da Editora ABPMC: Organizado pelos professores Hernando Borges Neves Filho, Luiz Alexandre Barbosa de Freitas e Nicolau Chaud de Castro Quinta, o livro "Introdução ao desenvolvimento de softwares para analistas do comportamento" pretende servir como um guia para analistas do comportamento sem conhecimento prévio em computação que desejem aprender a utilizar a programação em suas pesquisas e trabalho. O livro é composto de nove capítulos que apresentam desde fundamentos teóricos até ferramentas variadas, como Unity, R e Visual Basic.NET, dentre outros. O livro está disponível para download gratuito.
  • Ele é Autista: Como Posso Ajudar na Intervenção?

    A cartilha é um guia para profissionais e pais com crianças sob intervenção analítico-comportamental ao autismo de autoria de Marilu Borba e Romariz Barros, e tem como objetivo apresentar a Análise do Comportamento Aplicada de forma acessível e didática, tendo como público alvo pais, professores e profissionais da saúde que atendam crianças com Transtorno do Espectro Autista. A cartilha é uma iniciaiva da Comissão de Desenvolvimento Atípico da ABPMC e está disponível para download gratuito.
  • Guia de Economia Comportamental e Experimental

    Este guia é uma publicação que contou com patrocínio da ABPMC e foi organizado por Flávia Ávila e Ana Maria Bianchi. Com o objetivo de introduzir o leitor brasileiro aos tópicos relativos à Economia Comportamental e Experimental, o material reúne depoimentos e artigos dos pesquisadores que são referência mundial no assunto. O livro está disponível para download gratuito.
  • Como Fazer Eventos de Análise do Comportamento?

    Elaborado pela Comissão de JACs e Eventos Regionais, a cartilha apresenta os passos detalhados de como realizar eventos (jornadas, encontros e outros tipos) de Análise do Comportamento. Há orientações claras sobre como obter financiamento, construir a programação, firmar parcerias, realizar a divulgação, entre outros. Aproveite para conferir se seguiu todos os passos no checklist que está no final! A cartilha está disponível para download gratuito.