Área do Associado
Fale conosco

Histórias e Personagens

Thereza Pontual de Lemos Mettel

Thereza Mettel foi uma das pioneiras da psicologia no Brasil, tendo contribuído de forma inestimável para o desenvolvimento da própria ciência psicológica e para a sua consolidação. Atuou de forma ativa na defesa da profissão e no estabelecimento de políticas que promovessem e regularizassem a Psicologia no país.

Graduada em Letras Clássicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), em 1950, teve como orientador de sua tese de doutoramento o psicólogo, teórico e pesquisador Carl Rogers, na Universidade de Wisconsim. De volta ao Brasil, trabalhou como docente em renomadas instituições de ensino, tais como a PUC – RJ e Universidade de São Paulo (USP). A convite de João Cláudio Todorov, tornou-se professora da Universidade de Brasília (UnB), onde permaneceu até aposentar-se em 1994.

Dedicou-se a pesquisas sobre a comunicação mãe-bebê, à coordenação de projetos relacionados à educação infantil, projetos direcionados ao estudo das atividades lúdicas entre crianças e a análise de possíveis diferenças de gênero no comportamento de crianças de 0 a 6 anos.

Foi também pioneira na pesquisa em Psicologia do Desenvolvimento Humano, na introdução da Terapia Comportamental (Análise Comportamental Aplicada) e no desenvolvimento da área de Psicologia da Saúde no Brasil. Além disso, participou ativamente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP), da Sociedade Brasileira de Psicologia e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), e compôs o quadro de Presidentes de honra da Sociedade Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento (SBPD).

Ainda, contribuiu para a experiência do profissional psicólogo em equipes interdisciplinares e realizou importantes pesquisas sobre o cuidado e assistência humanizada à criança hospitalizada, resultando na adoção de políticas de humanização em hospitais da rede pública de saúde do Distrito Federal e demais Unidades da Federação.

Destaca-se também a sua participação na organização política da profissão de psicólogo no Brasil, em especial, a estruturação e funcionamento do Conselho Federal de Psicologia e dos Conselhos Regionais de Psicologia.

Fotos

Documentos

Interação entre irmãos em situação de cuidados formais - Eleonora Ferreira Arnaud Pereira ; Thereza Mettel Pontual de Lemos UnB presta homenagem à professora Thereza Mettel Morre professora emérita Thereza Mettel Mortes: Pioneira da psicologia brasileira A relação terapeuta-cliente sob o enfoque comportamental - Thereza P. L. Mettel Proposta de Concessão do Título de Professor Emérito, pela Universidade de Brasília, à Profa. Dra. Thereza Pontual de Lemos Mettel