Área do Associado
Fale conosco

Notícias

Dia mundial de conscientização ao autismo

07 de Abril de 2017

O dia mundial de conscientização ao autismo de 2017 tem um motivo especial de comemoração. Em São Luiz/MA foi inaugurado o Serviço Especializado ao Transtorno ao Espectro Autista (TEA) baseado em Análise do Comportamento na Rede Pública de Saúde. Este projeto, capitaneado pela Dra. Flávia Neves Silva, partiu de reivindicação de familiares de pessoas diagnosticadas com TEA. As mães destas crianças se articularam e organizaram audiências públicas com o governador, Flávio Dino, o qual se comprometeu desde o ano passado a tornar o Centro de Referência ao Autismo uma realidade.

Hoje o serviço conta com atendimento especializado ao autismo que funciona dentro de um centro especializado em reabilitação do tipo três (reabilitação física, visual e cognitiva). São duas salas, uma para fazer atendimentos individuais com sete gabinetes separados por divisórias e outra para serem feitos atendimento em grupo, com crianças com repertórios sociais mais desenvolvidos.

O projeto conta com oito psicólogos, seis terapeutas ocupacionais, seis fonoaudiólogos, seis psicopedagogos, um psiquiatra infantil e dois educadores físicos. O serviço funciona nos turno matutino e vespertino, oferecendo 7h30 de intervenção analítico-comportamental por semana para cada criança. A criança é atendida todos os dias, durante uma hora e meia, com programas de intervenção individualizado.

Este projeto é uma iniciativa inovadora no sentido de levar a tão bem sucedida tecnologia analítico-comportamental de intervenção ao autismo para a rede pública de saúde. Projetos desta natureza precisam se disseminar pelo país para que o nosso trabalho, que por vezes é taxado de elitizado, possa alcançar uma população cada vez maior e que se encontram em condições de vulnerabilidade social e econômica.

Últimas notícias