Área do Associado
Fale conosco

Notícias

Fim de Gestão 2015-2016

20 de Dezembro de 2016

Caros associados e amigos da ABPMC,

Escrevo essa mensagem com um misto de alegria e saudade... O ano de 2016 já está chegando ao fim e, com ele, nos despedimos de nossa gestão à frente de nossa querida ABPMC. Graças à dedicação dos amigos que compõem comigo a atual diretoria - Jan Leonardi, Natália Matheus, Maria Wang, Lygia Dorigon, Bernardo Rodrigues e Gabriel Careli – e das centenas de pessoas que compõem as treze Comissões da ABPMC, conseguimos alcançar muitas de nossas metas de gestão. Nos últimos 24 meses, nossa Associação permaneceu firme e atuante, representando em diversas frentes os interesses dos analistas do comportamento brasileiros e divulgando ao grande público os trabalhos desenvolvidos no âmbito da abordagem. Gostaria de enumerar aqui cada pessoa envolvida, cada decisão tomada e cada ação realizada, mas isso tornaria esse comunicado deveras extenso e cansativo.
Quero, entretanto, compartilhar e comemorar com vocês algumas notícias importantes:

  • Depois de um longo trabalho de várias diretorias, estamos “passando o bastão” com a documentação da ABPMC completamente regularizada, tanto no aspecto jurídico quanto fiscal;
  • A Comissão de Acreditação e a Comissão de Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo e Desenvolvimento Atípico estão trabalhando em conjunto para aprimorar o sistema de Acreditação de Analistas do Comportamento, de modo que ele melhor responda à necessidade de qualificar e certificar os profissionais que trabalham com autismo e desenvolvimento atípico em acordo com os princípios da abordagem.
  • O projeto ABPMC Comunidade, neste ano, foi ampliado para todas as regiões do país, além de Ciudad Del Este, no Paraguai, alcançando ao todo 29 cidades (algumas delas com atividades programadas para iniciar no primeiro semestre de 2017) e levando o conhecimento da análise do comportamento a milhares de pessoas.
  • Por último, mas não menos importante: estamos passando a gestão da Associação para a próxima diretoria com uma situação financeira saudável e com o saldo de mais que o dobro daquele recebido em janeiro de 2015.
  • Para quem tiver o interesse em conhecer mais das ações desenvolvidas nos últimos dois anos, sugiro conferir os relatórios Financeiros, do Projeto ABPMC Comunidade, dos Encontros de 2015 e 2016 e os painéis elaborados pelas Comissões com o resumo das atividades de 2015 e 2016.

Tivemos o privilégio de nos apoiar em uma história sólida. Sabemos que levar uma instituição com essas dimensões por 25 anos com o vigor e a importância que ela hoje representa não é tarefa fácil. Por essa razão, expresso a minha gratidão (que certamente representa nossos associados) às diretorias que nos antecederam e que deram passos importantes em direção ao amadurecimento e profissionalização da ABPMC. Gratidão também a todas as pessoas que, direta ou indiretamente, contribuíram para assentar os pilares de nossa Associação.

Sou muito grato também à comunidade de analistas do comportamento brasileiros(as), e às 27 instituições afiliadas, pela confiança em nós depositada e pelo apoio nos dois anos que se sucederam. Agradeço aos amigos da diretoria que se dispuseram a encarar comigo esse desafio, assumindo suas funções com enorme responsabilidade, entusiasmo e comprometimento. Agradeço ainda às muitas pessoas envolvidas nas Comissões de trabalho da ABPMC, que mostraram a força de nossa Comunidade, abraçando sua tarefa com dedicação admirável. Agradeço pelo trabalho incansável de nossa secretária Natacha que acolheu com competência e carinho, tantas solicitações da diretoria e de nossos associados e colaboradores. Agradeço à USJT – Universidade São Judas Tadeu e à UDC – Universidade Dinâmica das Cataratas que cederam gentilmente seus espaços para a realização de nossos encontros anuais. À Ikone – especialmente nas pessoas de Maria Tereza Braga e Najla Angeline, à Fermento Design – na pessoa de Alexandre Rolin, ao nosso advogado Marcelo Escobar e a todos os parceiros que contribuíram para concretizar as nossas aspirações. Deixo, por último, meu agradecimento à minha família – Roberto, Marina, Adriano e Mauro, pelo suporte e amor incondicionais, pela compreensão em minhas ausências e, por vezes, minha presença pouco disponível.

A ABPMC tem, nos próximos anos, desafios bastante árduos. Vivemos um contexto sombrio de instabilidade política, de insatisfação generalizada com todos os níveis do poder público, de tentativa de dissolução de nossa democracia, de sucateamento de serviços básicos para a saúde e educação de nossa população, de descaso com nossas universidades, com a ciência e a tecnologia. Um contexto que exige uma atuação responsável e crítica dos analistas do comportamento. Como estudiosos da Cultura, do comportamento humano e como membros da comunidade científica, cabe a nós a responsabilidade de construir alternativas efetivas e sustentáveis para que a ciência do comportamento continue a contribuir para a construção de um mundo mais humano, e solidário, onde todos tenham a oportunidade real de se desenvolverem de modo pleno.

Em meio a tantas intempéries, esperamos que nosso trabalho tenha contribuído para adicionar mais alguns tijolos aos alicerces de nossa querida ABPMC. Nossa diretoria coloca-se inteiramente à disposição no presidente eleito Felipe Leite e de sua diretoria para que a transição de gestão se dê do modo mais suave possível, facilitando a continuidade do trabalho. Esse é um dever que temos para com os nossos associados, pois foi desse modo que recebemos de João Ilo e de sua diretoria a passagem da gestão anterior, que nos disponibilizou todas as informações necessárias e colocou-se à disposição para sanar todas as nossas dúvidas e inquietações.

Termino esse período de trabalho bastante otimista quanto ao futuro de nossa Associação e da análise do comportamento brasileira e com o desejo sincero de que este quarto de século que a ABPMC atingiu seja apenas o começo de uma história de realizações e de genuínas e significativas contribuições para a nossa sociedade.
Avante ABPMC!

A todos, um afetuoso abraço

Últimas notícias