Área do Associado
Fale conosco

Notícias

Discurso do presidente da ABPMC na abertura do 25º Encontro da associação

12 de Setembro de 2016

Prezados e prezadas amig@s. Bem vindos ao nosso XXV Encontro!

Enfim, estamos aqui!!! 25 anos de ABPMC! 25 anos de trabalho de um batalhão de pessoas! 25 anos de conquistas e de muita superação! 25 anos de gratidão por tantas pessoas que fizeram esta associação acontecer.     

A ABPMC, todos sabem, é muito mais que o Encontro anual. Mas o Encontro da ABPMC ainda é o nosso momento mais importante de confraternização e partilha.

Momento onde podemos encontrar aqueles que são a razão de existir desta Associação, e que faz com que cada minuto de trabalho tenha valido a pena.

A ABPMC, além de uma associação científica que congrega os analistas do comportamento brasileiros em torno de objetivos científicos  e profissionais, é também uma grande família, que compartilha genuínos laços de afeto.

Nosso Encontro anual é a grande festa do ano, onde reunimos familiares espalhados por todos os cantos desse enorme país, matando saudades, contando as notícias e compartilhando momentos de confraternização e aprendizagem.

O Encontro é também uma espécie de ritual de passagem, que fecha o “ano simbólico” de nossa Associação e, nesse sentido, um momento de avaliar o trabalho desenvolvido até aqui e pensar no futuro.

Tivemos a felicidade de receber a ABPMC depois de um trabalho de gestão muito bem desenvolvido pelas diretorias anteriores, que deram passos importantes em direção ao amadurecimento e profissionalização de nossa Associação. João Ilo, Denise Oliveira, Cláudia Oshiro, Giovana Rocha, Martha Hubner, Roberta Kovac, Roberto Banaco, Hélio Guilhardi, Patrícia Piazon, Bia Madi, Bernard Rangé, Maria Zilah Brandão, Fátima Conte e muitos outros assentaram os tijolos que hoje constituem os pilares de nossa ABPMC. 

Para continuar esse trabalho de tanta responsabilidade, tive a oportunidade de estar ao lado de grandes amigos - Jan Leonardi, Natália Matheus, Maria Wang, Lygia Dorigon, Bernardo Rodrigues e Gabriel Careli - uma equipe jovem, ativa e comprometida que permitiu atingirmos muitas de nossas metas de gestão, em um clima de trabalho de colaboração e entusiasmo.

Ademais, as muitas pessoas envolvidas nas Comissões de trabalho da ABPMC abraçaram sua tarefa com afinco, verdadeiramente envolvidas da construção e no fortalecimento de nossa Associação. São centenas de pessoas que compõem as Comissões da ABPMC. Peço que vocês não deixem de apreciar os painéis de cada uma das Comissões. Um retrato emocionante da força de nossa Comunidade.

Graças ao trabalho de tantos voluntários, a ABPMC hoje representante a Análise do comportamento brasileira em diversas frentes, defendendo os interesses de seus associados, incentivando e disseminando a produção de conhecimento, divulgando o trabalho de excelente nível desenvolvido pelos profissionais, prestadores de serviço, professores, estudantes e cientistas brasileiros. Ainda há muito o que fazer e espero que o trabalho que ajudamos a construir constitua bases sólidas para a continuidade do trabalho a ser desenvolvido por Felipe Leite e a diretoria eleita para a próxima gestão e para muitas outras que estão por vir.

O Encontro deste ano ocorre graças à colaboração e dedicação de muitas pessoas, todas elas imprescindíveis. Mas não posso deixar de destacar aqui o trabalho incansável de algumas delas.

Primeiramente, agradeço a todos que estão aqui prestigiando o nosso Encontro e que são a sua principal razão de existir.

Catarine Souza e Márcia Maciel foram nossas embaixadoras na cidade de Foz do Iguaçu, abrindo as portas de muitas instituições e parceiros na cidade, mediando a negociação com patrocinadores, espaços e prestadores de serviço. O carinho e bom humor com que Catarine viajou de cidade em cidade da região, divulgando nosso evento é algo que não esquecerei jamais.

Agradeço ainda a UDC – Universidade Dinâmica das Cataratas, que nos cedeu esse espaço incrível para a realização de nosso Encontro, em especial na pessoa do Rodrigo Vilar, assessor da Diretoria, que nos recebeu tão gentilmente e da Reitora, Profa Rosicler Hauagge do Prado, Prof Dr Fábio Hauagge do Prado, pró-reitor e profa. Elaine Aparecida de Barros Vendruscolo, Coordenadora da Faculdade de Psicologia.

Jan Leonardi, que assumiu tardiamente a presidência do XXV Encontro, devido a uma reestruturação da diretoria, e cumpriu com louvor o papel de planejar e organizar, com o inestimável apoio de Lívia Rech, mais um Encontro grandioso, com qualidade e diversidade de temas.

Dhayana Veiga, que abraçou com afinco invejável a tarefa hercúlea de coordenar a Comissão científica deste Encontro e organizar esta programação com todo o cuidado e carinho.

Oswaldo Rodrigues, que com seu humor e disposição assumiu a coordenação do Encontro Sul Americano, e mediou o contato com nossos convidados e muitas pessoas fantásticas de nosso continente: Marithza Sandoval, José Anicama, José Gaspar Britos, Manoela O’Connel, Francisco Rodrigues, Edgard Pacheco Lusa. Sou muito grato a todos esses colegas latino-americanos, também ao nosso convidado Antony Biglan e a todos os cerca de 150 convidados nacionais, que abrilhantaram o nosso Encontro.

Marina Dantas, Bernardo Rodrigues e a Comissão de Estudantes, que mais uma vez trabalharam à frente do Encontro Cultural de Estudantes de Análise do Comportamento, com uma programação rica e criativa.

A organização contou ainda com a gentileza e o trabalho cuidadoso de Maria Tereza Braga e equipe da Ikone Eventos. Equipe que, mais uma vez, vestiu a camisa da ABPMC sem deixar por um instante a “peteca cair”.

João Cláudio Todorov, que mais uma vez assumiu a tarefa de coordenar o simpósio Contingências Sociais para a Sustentabilidade, em parceria com Camila Muchon de Melo, trazendo para nosso Encontro discussões de altíssimo nível em uma linha de pesquisa na qual o Brasil assume lugar de destaque.

Em parceria com Diego Zilio e Kester Carrara, Todorov também coordena o simpósio “A importância da teoria na prática analítico-comportamental”.

Agradeço à Comissão de sustentabilidade que, coordenada por Gabriel Careli, propiciou as discussões do simpósio de sustentabilidade, tema central de nosso evento.

É digno de nota também o empenho do amigo Jayro da Fonseca, que moveu inúmeros esforços para viabilizar uma homenagem à altura de nossa querida Margarida Windholz, pioneira da análise do comportamento brasileira.

O trabalho de Adriana Fidalgo, Dan Josua e Cainã Gomes, à frente da Comissão de história, enriqueceu ainda mais a homenagem com um belo vídeo, além de oferecer uma belíssima linha do tempo em comemoração aos 25 anos da ABPMC e uma série de entrevistas que marcam essa data histórica .

Quero destacar o trabalho dedicado de Marcela Ortolan e Catarine Sousa à frente do Projeto ABPMC Comunidade que, além de se estender por mais de 25 cidades no Brasil e em Ciudad Del Este, no Paraguai, proporcionaram uma belíssima programação paralela de atividades para a Comunidade durante nosso XXV Encontro.

Por último, mas não menos importante, quero declarar desde já minha gratidão à equipe de monitores, a alma de nosso evento, que, sob a batuta de Marina Dantas, Tiago Florêncio e Mariana Rezende, trabalham com afinco para que cada detalhe de nosso Encontro funcione a contento.

Nosso XXV Encontro é dedicado ao Prof. Dr. Lincoln Gimemes, que se foi no último ano, deixando um importante legado de conhecimento e exemplo de conduta como cientista.

Antes de encerrar esta fala, não posso deixar de tocar em um ponto bastante delicado. Vivemos um momento sombrio de nossa história. Como estudiosos da Cultura, os analistas do comportamento não podem se furtar de sua responsabilidade de estudar e compreender os processos que se desenrolam e contribuir para indicar caminhos para o fortalecimento da nossa tão jovem democracia. 

Termino este texto parabenizando e agradecendo os muitos colegas em cujos ombros se amparam os 25 anos de história de nossa querida associação.

Que este marco que ora comemoramos seja apenas um pequeno passo perante uma longa história de conquistas e realizações da família ABPMC.

Denis Roberto Zamignani,

 

Presidente da ABPMC (gestão 2015-2016)

Últimas notícias