Área do Associado
Fale conosco

Notícias

Consulta pública Comissão de Acreditação

08 de Agosto de 2016

Prezados associados da ABPMC, 

No próximo dia 9 de setembro, Haverá troca de mandato na nossa Comissão de Acreditação. Nessa ocasião encerrará o mandato dos membros Roberto Alves Banaco, Sílvio Paulo Botomé e Hélio José Guilhardi, e portanto, deveremos eleger três novos membros. 

A Comissão atual, preocupada em manter de modo consistente a continuidade do trabalho desenvolvido, indicou três membros de nossa comunidade, já acreditados pela ABPMC, apresentados a seguir: 

PATRÍCIA PIAZZON

DEYSE DAS GRAÇAS DE SOUZA

OLGA MITSUE KUBO 

 

As justificativas da comissão para a indicação desses membros estão na carta a seguir. 

Vimos, por meio desta, fazer uma consulta pública, solicitando referendum para aprovação dos membros indicados pela Comissão atual ou, caso você não esteja de acordo com essas indicações, faça as suas ou indicação de novos membros para compor a Comissão. Por favor, leia as justificativas da Comissão para a indicação dos membros no texto a seguir e, em seguida, acesse o formulário indicado até o dia 21 de agosto de 2016:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdL4BCNfuEUZLqsmy7i6AnLsb63YZy0fjZDNkBXPWr09ue78A/viewform 

Carta da Comissão de acreditação:

Em reunião no dia 13/07, a comissão de acreditação achou por bem esclarecer nossa posição quanto à indicação dos três novos membros para compô-la. 

Ao observarmos que não havia nenhum procedimento estabelecido para a escolha dos membros da comissão (uma vez que o regulamento afirma apenas que tais membros "serão eleitos pela assembleia"), a comissão teve a preocupação de estabelecer critérios que pudessem nortear os associados na escolha de novos participantes. Esses critérios foram assim estabelecidos:

1- O membro da comissão deve ser ACREDITADO

2- O conjunto de seus membros deve contemplar o mais possível diferentes especialidades, de forma que estejam aptos a avaliar o melhor possível diferentes formas de atuação em Análise do comportamento 

3- Os participantes devem ser analistas do comportamento mais experientes, em função de seu histórico profissional e/ou acadêmico, para que tenham condições de avaliar as diferentes formas de atuação dos candidatos à acreditação

4- A comissão deve contemplar o mais possível diferentes regiões do país, evitando uma concentração excessiva de membros oriundos de uma mesma área geográfica

5- O candidato deve ser previamente consultado quanto ao seu interesse em participar da comissão e ter aceitado ser indicado para compor a comissão por um mandato de dois anos 

Utilizando-se dessas diretrizes, tomamos a iniciativa (sem nenhuma pretensão de impor nenhum nome) de consultar algumas pessoas que julgávamos atender a esses critérios e estamos sugerindo à diretoria seus nomes para que possa submetê-los à consulta prévia de seus associados acreditados e que posteriormente sejam votados pelos acreditados pela ABPMC presentes em assembleia. Os nomes que estamos sugerindo são: 

PATRÍCIA PIAZZON

DEYSE DAS GRAÇAS DE SOUZA

OLGA MITSUE KUBO

 

Esclarecemos ainda que esta proposta está sendo apresentada particularmente para essa primeira eleição, diante da ausência de um procedimento previamente estabelecido. Para as próximas eleições, acreditamos que um procedimento padrão (que estamos elaborando) deve ser discutido em assembleia e aquele escolhido deverá ser incluído no regulamento vigente. 

Cabe agora à diretoria da ABPMC decidir se acatará nossa proposta e sobre como irá dar andamento ao processo de indicação dos novos membros. Pedimos ainda que a diretoria, ao sinalizar a necessidade de substituição de parte da comissão, possa esclarecer que esta comissão fez uma indicação pelas razões apresentadas. 

Desde já nos colocamos à disposição para outros esclarecimentos. 

Grande abraço,

 

COMISSÃO DE ACREDITAÇÃO: 

João ilo

Silvio Botomé

Vera Otero

Helio Guilhardi

Denise Vilas Boas

Roberto Banaco

 

Últimas notícias