Área do Associado
Fale conosco

Notícias

Nota de esclarecimento

21 de Junho de 2017

No dia 13 de junho de 2017, o portal Terra publicou a matéria “Alerta aos pais: nem todo psicólogo tem capacitação para cuidar do seu filho com autismo” tocando em um assunto de extrema importância, que é o da oferta de serviços voltados para pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista. Sabemos que lidar com pessoas com necessidades especiais demanda formação qualificada específica, o que é possível por profissionais de diversos campos das áreas de saúde e educação. Particularmente a ABPMC está preocupada com o trabalho em Análise do Comportamento Aplicada, frequentemente comercializada por profissionais sob o nome de Terapia ABA. Em virtude do crescimento de popularidade desta proposta de trabalho, principalmente quando aplicada ao tratamento do autismo, vem-se ampliando a demanda por profissionais que executem tal serviço, o que por sua vez tem aumentado o número de profissionais não qualificados em Análise do Comportamento executando tal trabalho.

A matéria supracitada indevidamente aponta como recomendação da ABPMC para o trabalho de Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo o título de pós-graduação na área, sem inclusive especificar níveis de titulação de pós-graduação ou modalidades específicas. De todo modo, a política institucional de recomendação do trabalho do analista do comportamento se dá pelo título de Analista do Comportamento Acreditado pela ABPMC, processo que foi iniciado em 2015. Dentre as demandas para se realizar uma Acreditação do Analista do Comportamento encontra-se justamente a de fornecer à comunidade que busca serviços analítico-comportamentais um selo da ABPMC atestando que tal profissional possui formação mínima necessária para atuar na área. Não necessariamente a titulação de pós-graduação exclusivamente garante ao profissional o título de Analista do Comportamento Acreditado pela ABPMC, podendo ser necessários mais atividades de formação profissional ou experiência para tal. Todas as informações sobre a Acreditação do Analista do Comportamento podem ser acessadas em http://acreditacao.abpmc.org.br/.

A referida matéria aponta uma informação errônea alegando recomendação oficial da Associação. Cabe ressaltar que a ABPMC nunca foi procurada pelo portal Terra para fornecer informações à matéria, portanto sentimos o dever de buscar esclarecer à comunidade sobre o posicionamento oficial da Associação.

Coloco-me à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Atenciosamente,
Felipe Lustosa Leite
Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental
Presidente na gestão 2017-2018
Analista do Comportamento Acreditado pela ABPMC (007-2017)

 

Últimas notícias